A sua própria pergunta denuncia um erro na escolha,
pois ninguém deve começar um namoro para fazer experiências,
a fim de descobrir, no decurso do relacionamento,
se vale a pena ou não continuar o namoro ou pensar em noivado e casamento.
pois ninguém deve começar um namoro para fazer experiências,
a fim de descobrir, no decurso do relacionamento,
se vale a pena ou não continuar o namoro ou pensar em noivado e casamento.
Qual deve ser a postura correta? No mundo, adota-se o “ficar”.
As pessoas vão “ficando” para ver o que vai acontecer, e
algumas acabam se apaixonado.
Mas isso não vale para quem conhece a Palavra de Deus.
Na palavra “namoro” não está contido o termo “amor” por acaso.
O namoro verdadeiro é para pessoas maduras, que se amam de verdade,
e não para aquelas que apenas têm uma atração passageira,
não querem ficar sozinhas ou desejam fazer experiências.
As pessoas vão “ficando” para ver o que vai acontecer, e
algumas acabam se apaixonado.
Mas isso não vale para quem conhece a Palavra de Deus.
Na palavra “namoro” não está contido o termo “amor” por acaso.
O namoro verdadeiro é para pessoas maduras, que se amam de verdade,
e não para aquelas que apenas têm uma atração passageira,
não querem ficar sozinhas ou desejam fazer experiências.
Para se começar um namoro, é preciso ter alcançado a maturidade,
período que só vem após a adolescência,
que é uma fase de transição entre a infância e a juventude.
Como não se trata de passatempo, mas de uma importante etapa,
só deve pensar em namoro quem realmente está determinado a casar.
Quem namora por namorar está começando errado e
sofrerá as conseqüências (Gl 6.7).
período que só vem após a adolescência,
que é uma fase de transição entre a infância e a juventude.
Como não se trata de passatempo, mas de uma importante etapa,
só deve pensar em namoro quem realmente está determinado a casar.
Quem namora por namorar está começando errado e
sofrerá as conseqüências (Gl 6.7).
Como encontrar a pessoa ideal para namorar/noivar/casar?
Primeiro, é preciso orar com fé e esperar no Senhor (Sl 40.1),
pois Ele é poderoso mesmo
para preparar a pessoa certa (Pv 19.14).
Ao mesmo tempo, é necessário procurar (Pv 18.22), pois em tudo,
na vida, existe a parte que cabe a Deus e
a que cabe a nós (Pv 16.1,2; Tg 4.8).
Primeiro, é preciso orar com fé e esperar no Senhor (Sl 40.1),
pois Ele é poderoso mesmo
para preparar a pessoa certa (Pv 19.14).
Ao mesmo tempo, é necessário procurar (Pv 18.22), pois em tudo,
na vida, existe a parte que cabe a Deus e
a que cabe a nós (Pv 16.1,2; Tg 4.8).
Mas o jovem cristão deve ter cuidado com
s profetizadores casamenteiros (Ez 13.2,3; Ap 2.20),
pois a profecia, como dom do Espírito Santo que se manifesta,
usualmente, num culto coletivo a Deus, não serve, em regra geral,
para ajudar os jovens crentes a encontrarem a “pessoa preparada”.
As finalidades do dom são: edificação, exortação e
consolação do povo de Deus (1 Co 14.3).
s profetizadores casamenteiros (Ez 13.2,3; Ap 2.20),
pois a profecia, como dom do Espírito Santo que se manifesta,
usualmente, num culto coletivo a Deus, não serve, em regra geral,
para ajudar os jovens crentes a encontrarem a “pessoa preparada”.
As finalidades do dom são: edificação, exortação e
consolação do povo de Deus (1 Co 14.3).
Muitos hoje são infelizes em sua vida conjugal
porque deram ouvidos a falsas profecias.
Namoro é coisa séria!
Não se deve permitir que a escolha tenha a interferência de terceiros,
exceto dos pais, que, conquanto não façam a escolha, diretamente,
devem sim aconselhar e ajudar os filhos nessa tomada de decisão.
porque deram ouvidos a falsas profecias.
Namoro é coisa séria!
Não se deve permitir que a escolha tenha a interferência de terceiros,
exceto dos pais, que, conquanto não façam a escolha, diretamente,
devem sim aconselhar e ajudar os filhos nessa tomada de decisão.
A procura, em oração, deve ser segundo os critérios
contidos na Palavra de Deus.
É necessário priorizar qualidades como a espiritualidade (1 Co 2.14-16; 5.11),
isto é, a beleza interior (Pv 15.13).
Muitos se preocupam demasiadamente com a beleza física,
que é enganosa (Pv 31.30).
squecem-se de que a beleza da alma é a mais importante (1 Sm 16.17)
e permanece mesmo com o passar dos anos,
enquanto a exterior é ilusória, passageira e
morrerá tal como uma flor (Pv 11.22; 1 Pe 1.24,25).
contidos na Palavra de Deus.
É necessário priorizar qualidades como a espiritualidade (1 Co 2.14-16; 5.11),
isto é, a beleza interior (Pv 15.13).
Muitos se preocupam demasiadamente com a beleza física,
que é enganosa (Pv 31.30).
squecem-se de que a beleza da alma é a mais importante (1 Sm 16.17)
e permanece mesmo com o passar dos anos,
enquanto a exterior é ilusória, passageira e
morrerá tal como uma flor (Pv 11.22; 1 Pe 1.24,25).
Deve, ainda, haver preocupação com a compatibilidade (Am 3.3).
Muitos hoje dizem que isso não é importante e
pensam que podem namorar uma pessoa descrente para ganhá-la para Jesus.
Fazer isso, no entanto, é o mesmo que se jogar em um poço
para tentar salvar alguém que lá caiu.
E ninguém faria isso.
É mais fácil jogar a “corda” do evangelho para o não-crente se salvar,
mas sem nenhum envolvimento sentimental.
Depois de uma conversão verdadeira (1 Co 5.11),
aí sim não há problemas para um namoro,
posto que há compatibilidade espiritual.
Muitos hoje dizem que isso não é importante e
pensam que podem namorar uma pessoa descrente para ganhá-la para Jesus.
Fazer isso, no entanto, é o mesmo que se jogar em um poço
para tentar salvar alguém que lá caiu.
E ninguém faria isso.
É mais fácil jogar a “corda” do evangelho para o não-crente se salvar,
mas sem nenhum envolvimento sentimental.
Depois de uma conversão verdadeira (1 Co 5.11),
aí sim não há problemas para um namoro,
posto que há compatibilidade espiritual.
O meu conselho, portanto, é: antes de começar um namoro,
verifique se não há incompatibilidades espiritual, social, etária, cultural, etc.
A mais perigosa é a espiritual (2 Jo vv. 10,11).
Considerando que a Bíblia chama os incrédulos de filhos do diabo (1 Jo 3.10),
não havendo, pois, meio-termo, relacionar-se com uma pessoa infiel a Deus
significa ter o Diabo como sogro.
E não pense que um(a) filho(a) do Diabo terá,
em contrapartida, Deus como sogro,
em razão de se relacionar com um(a) filho(a) de Deus,
equilibrando, assim, o relacionamento.
Em todos os casos de mistura (crente com descrente),
sempre é o servo do Senhor o prejudicado
(Gn 6.1-4; 1 Co 10; 2 Co 6.14-18).
verifique se não há incompatibilidades espiritual, social, etária, cultural, etc.
A mais perigosa é a espiritual (2 Jo vv. 10,11).
Considerando que a Bíblia chama os incrédulos de filhos do diabo (1 Jo 3.10),
não havendo, pois, meio-termo, relacionar-se com uma pessoa infiel a Deus
significa ter o Diabo como sogro.
E não pense que um(a) filho(a) do Diabo terá,
em contrapartida, Deus como sogro,
em razão de se relacionar com um(a) filho(a) de Deus,
equilibrando, assim, o relacionamento.
Em todos os casos de mistura (crente com descrente),
sempre é o servo do Senhor o prejudicado
(Gn 6.1-4; 1 Co 10; 2 Co 6.14-18).
Há exceção nos casos de pessoas que,
tendo casado nos chamados tempos da ignorância (At 17.31),
uma delas se converte a Cristo.
Nesse caso, é a pessoa salva que influencia
positivamente a não-salva (1 Pe 3.1),
como se vê claramente em 1 Coríntios 7.
tendo casado nos chamados tempos da ignorância (At 17.31),
uma delas se converte a Cristo.
Nesse caso, é a pessoa salva que influencia
positivamente a não-salva (1 Pe 3.1),
como se vê claramente em 1 Coríntios 7.
Nenhum comentário:
Postar um comentário